Vai lá e faz
trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer: tudo o que você precisa saber para se dar bem!

Trabalhar como freelancer é uma realidade cada vez mais comum entre os profissionais no Brasil. Essa tendência vem se mostrando uma ótima forma de alcançar bons resultados financeiros e aproveitar uma vida profissional com rotinas menos rígidas.

Os profissionais de diversos segmentos podem adotar essa forma de trabalho – como comunicação e TI – e executar as suas atividades de casa, em cafés ou coworkings. Já imaginou trabalhar sem precisar se deslocar diariamente até uma empresa e cumprir 8 horas de trabalho? Essa é uma liberdade vivenciada pelos profissionais freelancers.

Porém, é preciso organização e planejamento para manter a qualidade do serviço. Trabalhar como freelancer significa contar apenas com os seus próprios esforços para alcançar bons resultados no final do mês.

Veremos neste artigo tudo o que você precisa para se dar bem trabalhando como freelancer. Confira!

Afinal, o que é um freelancer?

Freelancer é o nome dado aos profissionais que trabalham por conta própria, sem nenhum vínculo empregatício com uma empresa e sem carteira assinada. Ou seja, esses profissionais possuem clientes próprios e prestam os serviços da forma como for mais adequada.

Os profissionais freelancers sempre existiram e são fundamentais para levar diversos serviços aos consumidores – como um taxista, pintor ou arquiteto. Entretanto, com a utilização das ferramentas tecnológicas essa é uma opção cada vez mais comum. A gama de atividades que podem ser realizadas através da internet é muito grande.

Quais áreas oferecem mais oportunidades?

As oportunidades para trabalhar como freelancer estão por toda parte. Existem atividades manuais, intelectuais e outras que se baseiam em ferramentas tecnológicas. Confira alguns exemplos de áreas que oferecem ótimas oportunidades:

  • Produção de eventos;
  • Arquitetura;
  • Redação;
  • Tradução de textos;
  • Fotografia;
  • Design gráfico;
  • Marketing;
  • Produção de vídeo;
  • Consultoria empresarial;
  • Jornalismo;
  • Programação.

Quais as vantagens de trabalhar como freelancer?

Você já parou para pensar em como seria a sua vida se você pudesse fazer os próprios horários e dependesse apenas dos próprios esforços para alcançar bons resultados financeiros?

Trabalhar como freelancer possui diversos aspectos positivos para os seus adeptos. Confira quais são as principais vantagens:

Autonomia no desenvolvimento do trabalho

Trabalhar como freelancer permite que você tenha total autonomia sobre o trabalho, podendo aceitar ou recusar as propostas de clientes que aparecem e conduzir cada projeto no seu próprio ritmo. Isso significa que cabe somente ao profissional definir qual é a melhor forma de trabalho.

Um designer pode fazer reuniões com clientes de forma remota durante o horário comercial, mas desenvolver as atividades que tomam mais o seu tempo durante a madrugada. Ou então aumentar a intensidade das atividades durante alguns dias para poder tirar um fim de semana estendido de folga.

Liberdade de tempo

A rotina de um profissional freelancer é muito diferente de qualquer outro trabalhador. As atividades não são desenvolvidas pensando no cumprimento de um horário fixo, e sim com foco na produtividade. Isso significa que os horários podem ser bastante flexíveis e abrem margem para o desenvolvimento de hábitos que aumentam a qualidade de vida.

Você pode passar mais tempo com a família, ter hábitos de alimentação mais saudáveis, começar a praticar um exercício físico regularmente, investir em projetos pessoais, praticar um hobbie e ainda ir ao banco, shopping center ou cinema fora dos horários de pico. Para isso, basta que consiga manter a disciplina no desenvolvimento das atividades profissionais.

Baixos custos para desempenho da atividade

Compare a complexidade das atividades desenvolvidas por um profissional freelancer com uma empresa que necessita de uma estrutura física. Os custos envolvidos nas operações de uma empresa são muito mais elevados – o que pode comprometer o resultado financeiro obtido.

Uma agência de marketing precisa se preocupar com o pagamento do aluguel de uma sala comercial, contratação de funcionários, custos de manutenção do local, tributos empresariais e várias outras despesas, certo? Enquanto isso, um freelancer que atua no mesmo segmento pode executar as suas atividades com custos baixíssimos.

Possibilidade de alto faturamento

Se engana quem pensa que trabalhar como freelancer significa ter uma renda baixa e instável. Muitos profissionais conseguem obter resultados financeiros superiores ao que receberiam como salário em um emprego tradicional. Aqueles profissionais que são competentes no que fazem e criam uma reputação no mercado podem alcançar um ótimo faturamento mensal.

Onde trabalhar como freelancer?

Grande parte dos freelancers começam trabalhando de suas próprias casas – o que é chamado de home office. Entretanto, existem outras opções muito interessantes para esses profissionais. Os espaços de coworking e os escritórios virtuais são ótimos exemplos disso.

Os espaços de coworking são cada vez mais populares entre aqueles que optam por trabalhar como freelancer. Esses ambientes são compartilhados por vários profissionais e oferecem toda estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades (internet, mesas, ar condicionado, sala de reunião e vários ambientes) – além de permitirem a interação entre freelancers de todos os segmentos.

Como cobrar pelos meus serviços?

Uma das maiores dúvidas entre os profissionais que começam a trabalhar como freelancer é quanto devem cobrar pelos seus serviços. Essa é uma pergunta que não possui uma resposta correta pela interferência de muitos fatores subjetivos.

Cada profissional precisa conseguir calcular qual é o valor adequado considerando diversas variáveis: o lucro que deseja obter, o preço praticado pelos concorrentes, o valor que o cliente está disposto a pagar, a qualidade do seu serviço, entre outras.

Para chegar a um resultado satisfatório, o mais indicado é fazer um cálculo do valor da sua hora de trabalho. Ou seja, analise quanto tempo você leva para atender cada cliente e compare com o valor cobrado para descobrir o seu valor/hora. Esse será o indicador utilizado para ajustar o preço dos seus serviços.

O sucesso em trabalhar como freelancer está na sua competência

Trabalhar como freelancer oferece vantagens incríveis para serem aproveitadas, porém mesmo com tantas oportunidades o mercado não dispensa bons profissionais. O segredo para fazer sucesso é estar sempre atualizado para oferecer o melhor serviço para os seus clientes.

Para quem deseja começar a trilhar uma carreira como profissional freelancer, uma ótima dica é procurar por plataformas virtuais que ajudam a encontrar serviços. Esse pode ser o ponto de início para conquistar os primeiros clientes e começar a criar autoridade no mercado.

Pensando em trabalhar como freelancer? Não perca tempo e eleve o status do seu negócio com um escritório virtual. Descubra tudo sobre isso aqui.

Share this Story
Load More Related Articles
Load More In Vai lá e faz

Facebook Comments