Hub Lifestyle
criatividade e inovação

A importância da criatividade e inovação para o empreendedor

Criatividade e inovação são termos que costumam ser utilizados como sinônimos, porém a verdade é que se tratam de habilidades complementares. É possível que exista muita criatividade em uma empresa sem que haja inovação alguma. Quando os dois atributos são combinados, os resultados tendem a ser positivos.

Imagine um restaurante que desenvolve um novo método criativo de delivery dos seus pratos: o cliente pode pagar apenas pela metade do valor da entrega se for encontrar o motoboy no meio do caminho. Trata-se de uma forma única de delivery, mas que dificilmente traria algum benefício.

A criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar novas coisas. Já a inovação é a implementação bem sucedida dessas ideias. Ou seja, uma ideia inovadora é aquela que apresenta benefícios na prática.

Veremos neste artigo qual é a importância da criatividade e inovação para os empreendedores. Confira!

Criatividade e Inovação

Criatividade e inovação são atributos cada vez mais importantes no mercado – seja para uma grande organização ou para um profissional autônomo que está iniciando as suas atividades. Trata-se da utilização de novas ideias para obter resultados de melhor qualidade com mais eficiência.

De acordo com a pesquisa StateofCreate: 2016, realizada pela Adobe, as pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas. Além disso, 78% das empresas que investem em criatividade notaram um aumento da produtividade dos seus empregados e 76% delas possuem funcionários mais felizes.

A união entre criatividade e inovação cria o ambiente perfeito para a cultura de inovação: uma mentalidade aberta à inovação em todos os processos de uma atividade econômica. Os ganhos disso podem ser vistos em diversos setores de uma empresa, mas todos eles refletem no desempenho financeiro alcançado.

Como desenvolver a criatividade

O empreendedorismo no Brasil é um grande desafio, não é? São diversas empresas disputando por um mesmo lugar no mercado e tentando conquistar o público de formas diferentes. Nesse contexto, criatividade e inovação se tornam ainda mais importantes – afinal, essa pode ser a base para se diferenciar dos demais.

Mas como você pode desenvolver a criatividade e levá-la para o seu negócio? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo:

  • Fuja da rotina. O desenvolvimento de várias atividades de forma igual todos os dias pode bloquear a sua criatividade. Procure sair do piloto automático e estimular o seu cérebro.
  • Crie desafios. Adquira o hábito de criar pequenos desafios pessoais – seja tocar um instrumento, ir a uma palestra diferente ou criar uma planilha no Excel para controlar as finanças.
  • Encare os problemas de maneira diferente. Os problemas existem para qualquer pessoa, a diferença está no modo como eles são encarados. Procure enxergar o aprendizado de cada um dos obstáculos que surgem.
  • Acompanhe outras pessoas criativas. Siga o trabalho de outros profissionais criativos – mesmo que não sejam da sua área de atuação. Essa pode ser uma grande inspiração para ter ideias fantásticas.
  • Consuma conteúdos interessantes. Seja um filme, teatro, palestra, show ou artigos, é muito importante consumir conteúdos interessantes que estimulam a sua criatividade.

Como pensar fora da caixa

Pensar fora da caixa é uma expressão que pode ser entendida como ter ideias ou encontrar soluções que fogem do comum. Ou seja, utilizar a criatividade a seu favor para alcançar resultados diferentes – ou então obter um resultado através de outro método.

Quando você leva isso para o ambiente empresarial, consegue aplicar criatividade e inovação em todos os processos: desde no modo como você responde um e-mail até na estratégia de marketing para engajar o cliente.

Confira algumas dicas para pensar fora da caixa:

  • Participe de eventos. A participação em eventos que reúnem diversos profissionais de renome pode contribuir na obtenção de ótimas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio.
  • Converse com outros profissionais. A troca de experiências com outros profissionais também podem contribuir para pensar fora da caixa.
  • Questione. Não adote processos internos apenas porque as outras empresas também fazem dessa forma. Questione e encontre as melhores formas de alcançar o resultado que você deseja.
  • Pense no cliente. Coloque o foco no seu cliente e imagine como você poderia superar todas as suas expectativas. Esse exercício é muito bom para encontrar ideias criativas de diferenciais competitivos.
  • Fuja do padrão. A sua empresa precisa se destacar em um mercado tão competitivo, certo? Para isso, fuja do padrão e crie o seu próprio modelo de negócio com base na criatividade e inovação.

O seu negócio sai ganhando com criatividade e inovação!

A criatividade e inovação devem estar presentes na jornada de um empreendedor. Conseguir aplicar esses conceitos no seu negócio é um fator diferencial para obter melhores resultados e conquistar o seu lugar no mercado.

Em um mercado tão competitivo, as empresas que conseguem mostrar propostas inovadoras são bem sucedidas em captar a atenção do público.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Nós criamos, em parceria com a Agência Resulttado, um ebook sobre Marketing Digital para Empreendedores. Baixe agora o nosso ebook e melhore o marketing digital da sua empresa!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More In Hub Lifestyle

Facebook Comments