Por dentro do Hub
como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa: o passo a passo para um planejamento de sucesso!

Muitos empreendedores enfrentam dúvidas sobre como abrir uma empresa. É preciso compreender que as operações de um negócio começam muito antes do início das suas atividades. Por essa razão, se torna fundamental realizar um bom planejamento e entender o mercado em que você vai entrar.

Imagine um empreendedor que resolve abrir uma empresa que vende máquinas de escrever. Ele tem a ideia de que esse é um produto muito utilizado por escritores e jornalistas, mesmo sem ter realizado uma pesquisa de mercado. Ao abrir as portas, ele percebe que a procura por máquinas de escrever é baixíssima e não tem demanda suficiente para manter as suas atividades em funcionamento.

O objetivo de abrir uma empresa não deve ser tirar o projeto do papel a qualquer custo, e sim buscar uma forma assertiva de entrar no mercado com o pé direito. Por outro lado, muitos empreendedores ficam presos na etapa de planejamento e perdem o ímpeto de colocar as suas ideias em prática.

Buscando um equilíbrio entre esses dois extremos, veremos neste artigo como abrir sua empresa de forma simples!

Planejamento: a chave para o sucesso

O período anterior para abrir uma empresa engloba toda a etapa de planejamento desse negócio. Sem esse período, são grandes as chances que um empreendedor acabe tomando decisões semelhantes àquele empreendedor que tentou abrir uma loja de máquinas de escrever.

Encare o planejamento da sua empresa da mesma forma como o planejamento de uma viagem. Você agenda a data da sua viagem e tem até aquele dia para estar com tudo preparado: roteiro, transporte, hospedagem, malas e todos os outros aspectos envolvidos no seu passeio.

Sem esse planejamento é muito provável que as suas férias não sejam tão bem aproveitadas. Da mesma forma, sem a preocupação com o planejamento a sua empresa estará despreparada para tudo o que terá que encarar em um mercado competitivo e repleto de concorrentes.

Como abrir uma empresa bem-sucedida

Acabamos de abordar sobre a importância do planejamento, certo? Mas como será que isso funciona na prática? Como você ocupará os dias que antecedem a abertura da sua empresa?

Veremos anteriormente todos os aspectos que merecem a sua atenção no processo de abertura da sua empresa. Ao dedicar o seu tempo a cada um deles, você conseguirá abrir um negócio bem-sucedido. Confira!

Encontre a sua motivação

O primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa é encontrar a motivação por trás daquele negócio. Por que você deseja abrir uma empresa? Qual é o seu objetivo? Como você deseja ser visto pelo público? São essas definições que servem como base para o restante do planejamento.

Tenha um diferencial

O que a sua empresa faz melhor que os concorrentes? Por quais características o público lembrará de você? Se você entrar no mercado sem um bom diferencial, dificilmente conseguirá conquistar clientes. Por outro lado, encontrando os diferenciais certos é possível fazer muito sucesso e desbancar a concorrência.

Analise o mercado

Muitos empreendedores que pensam sobre como abrir uma empresa dão atenção apenas para o seu próprio negócio, sem considerar que precisam se adaptar a um mercado repleto de concorrentes, conquistar clientes e negociar com fornecedores.

Faça uma boa análise sobre os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, identifique as necessidades dos seus clientes e busque conhecer com antecedência os seus fornecedores. Já imaginou abrir uma empresa que necessita de materiais que são vendidos somente fora do país e o valor de frente torna inviável manter preços razoáveis pelos seus produtos?

Planeje as operações do negócio

É necessário conter a empolgação de colocar o seu projeto em prática o quanto antes para planejar como funcionarão as operações. Por melhores que sejam as suas ideias e intenções, é a execução das atividades que conseguirá gerar satisfação para o cliente, certo?

Imagine que você deseja abrir um fast food que serve hambúrgueres. Você possui vários sabores em mente, planejou um ambiente agradável e consegue enxergar vários diferenciais. Porém, na prática, a produção de hambúrgueres é lenta e o resultado deixa a desejar. O desempenho dessa empresa tende a não ser dos melhores, não é?

Faça estimativas financeiras

São as finanças que movem uma empresa. Portanto, quando falamos sobre como abrir uma empresa em 30 dias úteis, é preciso verificar a viabilidade financeira desse negócio. Estime quais serão os seus custos iniciais e os custos para manter as operações, projetando a receita necessária para que a empresa consiga manter as suas atividades.

Elabore uma estratégia de marketing

Depois de todos esses planejamentos, se aproxima o momento de abrir as portas da sua empresa. Antes disso, elabore uma estratégia de marketing para que a sua marca seja notada pelo público desde o primeiro dia de atividade. Esse pode ser o grande diferencial para que você faça sucesso imediato no mercado.

Faltam poucos dias para o surgimento de uma empresa de sucesso!

Em média de 30 dias úteis é possível analisar todos os fatores que vimos no capítulo anterior. Depois de feito um bom planejamento e analisadas todas as variáveis de como abrir uma empresa, você tem todas as condições de colocar as suas ideias em prática e entrar no mercado com sucesso.

Você gostou das dicas de como fazer um planejamento de sucesso? Então assine agora a nossa newsletter e fique por dentro do universo do empreendedorismo!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More In Por dentro do Hub

Facebook Comments